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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA CATEGORIA “TEMPO” SUBSIDIADA PELA LINGUÍSTICA FUNCIONAL

Autores:
Henrique Ribeiro Silva (UFMT - UFMT) ; Lennie Aryete Dias Pereira (UFMT - UFMT)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar a análise da aplicação da proposta de ensino sobre os tempos verbais, em duas turmas do 7º ano (total de 40 estudantes) do Ensino Fundamental, numa escola pública no município de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso, Brasil. Este trabalho é fundamentado na proposta da linguística funcional, que concebe “a linguagem como processo de interação social e a língua como instrumento dinâmico, fluido e inacabado”. Entende-se como “verbo” uma categoria gramatical com valores sintáticos semânticos e pragmáticos, que prototipicamente é o centro lógico-semântico da oração, descrevendo um acontecimento no mundo, representado por um evento ou uma situação. O verbo pode ser categorizado quanto à pessoa, ao tempo e ao modo, identificado por meio das desinências. Conforme autores funcionalistas, o “tempo” pode ser expresso por verbos, advérbios, substantivos, exprimindo o acontecimento “no seu aspecto cronológico, psicológico e gramatical, que interagem entre si e são interdependentes”. A proposta está sendo aplicada aos estudantes, por meio sequência didática, com o uso de gêneros discursivos diversos (tirinhas, matéria jornalística, textos dissertativo-argumentativo elaborados pelos estudantes) e, como recorte, discutindo a funcionalidade do tempo, vinculado, especialmente aos verbos, a princípio. Começamos com a discussão geral sobre a categoria “verbo” e, em seguida, analisamos os textos (compreensão e interpretação). Os estudantes identificaram os verbos e passou-se para a discussão sobre a categoria “tempo”. Estimularemos os estudantes a construírem o conceito de tempo, partindo da prática para a teoria. As atividades são, na maioria, produções de textos e análises linguístico-discursivas desses textos. Considerando-se a oficina de construção da proposta (nas atividades do grupo de pesquisa), a hipótese é que os trabalhos que partem dos usos linguísticos permitem mais compreensão da teoria e da prática. Observou-se que a metodologia atingiu a proposta de ensino e compreensão dos estudantes.