Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino de Português como Língua Adicional a partir de uma proposta prática de seminário teórico

Autores:
Luciana Andrade Stanzani (UNIANDES - Universidad de los Andes )

Resumo:

O ensino de Português como Língua Adicional (PLA) a hispano falantes cada vez mais expressivo no contexto latino-americano impõe alguns desafios. Um destes, percebidos em meu contexto de trabalho, é a falta de conhecimento científico relacionado com práticas de ensino de PLA em níveis avançados. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir com uma discussão prática e teórica, a partir de uma experiência metodológica (CLIL) para o ensino de PLA a um público universitário, hispano falante (colombiano) com nível avançado de português. Através da construção de um seminário temático, Vozes de resistência no Brasil, se propôs um diálogo entre certos períodos da história do país com algumas expressões artísticas (arte, literatura, música) consideradas de resistência. Este curso tinha como objetivo promover a discussão, em língua portuguesa, de temas socioculturais de determinados momentos da história política do Brasil. A partir deste exercício do uso do português para abordar temas do seminário foi possível construir pontes de diálogos entre os assuntos debatidos e o ensino de estruturas linguísticas avançadas da língua portuguesa. Segundo esta experiência prática de ensino é possível afirmar que, ter como ponto de partida e chegada temas socioculturais estimulam os estudantes na aquisição de estruturas avançadas da língua portuguesa. Isto porque os alunos se sentem desafiados em ler e discutir conceitos teóricos em termos linguísticos acadêmicos. Ao tratar-se do ensino de línguas próximas (português e espanhol), esta estratégia pedagógica pode funcionar como ideal devido ao fato de que os estudantes se sentem confiantes em relação ao entendimento e produção do idioma português. Além do fato deste público jovem se identificar com a temática de resistência proposta no curso. Por último, a divulgação deste tipo de experiências é fundamental para a consolidação e o fortalecimento do ensino de PLA não só a hispano falantes, mas ao público em geral.