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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PARÂMETROS EDUCACIONAIS BRASIL – PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O ENSINO DE LP NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Victor de Lima Serudo (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

Este projeto de pesquisa foi gestado no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI Portugal, da Capes, ao qual estão vinculados tanto o discente, quanto a docente proponentes. Tal proposta insere-se ainda no âmbito do Grupo de Pesquisa LADI – Linguística Aplicada e Discurso e às ações pertinentes ao Projeto vinculado a este e intitulado “Língua Portuguesa na educação básica e na educação superior: ensino, aprendizagem e formação docente”, respectivamente liderado e coordenado pela orientadora desta proposta. Neste contexto, sua proposta incide sobre o ensino e a aprendizagem da Língua Materna (Língua Portuguesa) na educação básica do Brasil e de Portugal, por meio da análise dos documentos oficiais que norteiam as ações desse segmento de ensino, visando a apreender as semelhanças e as diferenças que constituem a abordagem do componente curricular Língua Portuguesa em cada país. Por essa razão, define-se metodologicamente como uma pesquisa de base qualitativa interpretativista e de dado documental. O aporte teórico da pesquisa constitui-se de conceitos basilares da Linguística Aplicada atualmente em voga e por pesquisadores e teóricos da educação que tratam do currículo e de sua relação com a ideologia, como Apple (2006), e com a cultura, como Sacristán (2000), além de ancorar-se na perspectiva de análise dialógica de Bakhtin (2010). Os resultados parciais apontam para espeficificidades que nos levam a afirmar que o sistema educacional reverbera a ideologia preponderante acerca do ensino em cada país.


Agência de fomento:
UFAM