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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O PAREAMENTO GRAMATICAL COMO EFICIENTE RECURSO ENQUANTO TEORIA PSICOLINGUÍSTICA EM PROCESSAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA E LINGUÍSTICA DENTRO DO PADRÃO CULTO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores:
Pablo Machel Nabot Silva de Almeida (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Esta pesquisa procurou deliberar como conhecimentos oriundos de investigações empíricas em processamento correferencial, dentro do escopo da Psicolinguística Experimental, podem contribuir para a otimização do processo de ensino‑aprendizagem da língua portuguesa junto a pessoas em idade escolar a partir do estabelecimento da interface entre a Linguística e a Educação, assim como através da confrontação entre as teorias provenientes da Psicolinguística com as regras tradicionais de ensino do padrão culto da língua vernácula preconizados pela Gramática Normativa, doravante GN, por meio da metodologia qualitativa de condução empírica e do método analítico de investigação, estando caracterizado como estudo eminentemente reflexivo e pautado em torno da filosofia comparada. Sendo assim, explorou-se como dispositivos emanados a partir de uma teoria psicolinguística como a do Pareamento Gramatical (SMYTH, 1994), no âmbito do processo de desenvolvimento das habilidades de leitura, podem ser eficazes no encaminhamento de um avanço no processo da formação leitora dos alunos. Nesse sentido, observou-se como os conhecimentos concernentes ao Pareamento Gramatical podem ajudar na aprendizagem das regras de concordância, especialmente daquelas associadas ao gênero e número e como também podem auxiliar na percepção das regras de concordância verbal entre os verbos e seus argumentos, ou seja, entre sujeito e predicado a fim de facilitar o entendimento, compreensão e interpretação de dado texto durante sua respectiva leitura. Finalmente, avaliou-se como o domínio do conhecimento relativo a esta teoria por parte dos docentes e como a sua correta aplicabilidade em sala de aula pelos professores frente aos alunos podem maximizar a capacidade destes em desenvolver as habilidades linguísticas e gramaticais necessárias para que sejam capazes de ler e de se expressar corretamente, além do que de maneira eficiente dentro do padrão culto do idioma vernáculo quando assim a eles for requerido.