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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Experiência de apoio Pedagógico a estudantes surdos, por meio do acesso aos conteúdos curriculares em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e/ou recursos visuais.

Autores:
Matheus Goulart Afonso (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Boituva)

Resumo:

O objetivo é compartilhar um relato de experiência ocorrido a partir de um projeto institucional do IFSP. Surgiu no Câmpus de Boituva o qual ingressaram, em 2018, três estudantes surdos, para os cursos de Ensino Médio Integrado. O Campus possui apenas um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)/Língua Portuguesa e como os cursos funcionam em período integral, necessitaríamos de quatro intérpretes. Esse fator tornou insipiente o atendimento aos alunos surdos, em relação a direitos linguísticos garantidos por legislação federal. O projeto de ensino visou favorecer o acesso dos estudantes surdos às informações de forma visual, a fim de fomentar o ensino-aprendizagem, por meio da Libras e do apoio de recursos visuais que favorecessem o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua. O projeto ancorou-se na teoria sócio histórico cultural de Vygostky, além pesquisas sobre o Bilinguismo para surdos. Foram realizados alguns relatórios, coletados e contrapostos registros e impressões sobre o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Foram envolvidos no estudo: estudantes surdos, professores, intérprete de Libras, professora de Libras e o estudante participante do projeto educacional. Como resultado foi possível analisar avanços significativos, de acordo com a didática do professor e representação de surdez.

Referências:

BRASIL. Decreto nº5626 de 22 de dezembro de 2005. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil/_Ato20042006/2005/Decreto/D5626.htm.  Acesso em: 09 de março 2018.

BRASIL. Lei nº10.436 de 24 de abril de 2002. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/LEIS/2002/L10436.htm . Acesso em: 09 de março 2018.

LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L.F.S. dos; CAETANO, J.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EDUFSCar, 2013.

RODRIGUES-MOURA, D. Libras e Leitura de Língua Portuguesa para Surdos. Curitiba: Appris, 2015

SILVA, M.P.M. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus. Editora, 2001.