Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Plataforma On-line para o Ensino de Colocações em Língua Portuguesa do Brasil

Autores:
Adriane Orenha Ottaiano (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo:

Esta apresentação visa tratar da compilação de uma Plataforma On-line para o Ensino de Colocações em Língua Portuguesa do Brasil, a qual oferece uma série de atividades e jogos didático-pedagógicos baseados em corpus, como foco em padrões colocacionais, segundo os preceitos da Abordagem Lexical (Lexical Approach), desenvolvida por Lewis (1993, 1997) e da Abordagem Movida a Dados (Data-Driven Learning Approach), de acordo com a proposta de Johns (1991a, 1991b, 1993) e estudos de Boulton (2009, 2015). Tem como motivação e propósito contribuir para o ensino-aprendizagem de português como LE, por meio do desenvolvimento da competência colocacional de seu principal público-alvo: aprendizes de Português do Brasil como LE. Com o objetivo de se adequar às necessidades e ao perfil do referido público-alvo, abarca todos os tipos de colocações (verbais, nominais, adjetivais e adverbiais), possibilitando que as empreguem de modo mais criativo e produtivo. A metodologia adotada consistiu na extração e análise de padrões colocacionais a partir de uma seleção de palavras-chave do Corpus Brasileiro (1.133.416.757 de palavras), da plataforma Sketch Engine (Kilgarriff et al 2004), no intuito de assegurar que aprendizes de português como LE possam aprender colocações frequentemente empregadas por falantes nativos ou quase nativos da língua portuguesa do Brasil. Como resultado prático desta investigação, defendemos que as atividades que compõem a Plataforma poderão contribuir para que os alunos se tornem colocacionalmente mais fluentes.