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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO DA IGUALDADE RACIAL SOB UMA ANÁLISE REFLEXIVA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:
Marcela Morais Dal Fior (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo:

Refletir sobre a importância de discussões a respeito da diversidade em especial no campo educacional tornou-se cada vez mais constante e importante, pois os embates pelo reconhecimento das diferenças têm provocado a existência de políticas que demonstram resultados em função das lutas identitárias existem no meio social, nesse sentido, este estudo justifica-se pela importância em estimular o desenvolvimento de práticas peldagógicas como a realização de leitura por meio da contação de história na educação infantil, visto que essa etapa da educação é desmemoriada pelo governo, sendo assim, o objetivo deste artigo é contribuir para que na educação infantil, os educadores sejam instigados a estimular nas crianças por meio da leitura/contação de história a desenvolver o respeito à diversidade. Para a realização desta pequisa, necessitou-se de um estudo bibliográfico, no qual utilizou-se autores como Vygotsky (1998), que descreve sobre o processo de aprendizagem das crianças se permeia por meio da interação social, ainda a autora Gomes (2005), que aborda a respeito da diversidade racial. Nesse aspecto, é válido ainda compreendermos alguns conceitos que são importantes para o entendimento acerca da implementação de política públicas na educação, em especial na educação infantil, para que assim, por meio de práticas pedagógicas sejam desenvolvido no alunos a reflexão acerca do respeito as diferenças, além da desconstrução de estereótipos e preconceitos.