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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ANÁLISE DA REFERENCIAÇÃO E DA PROGRESSÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ASTRONOMIA

Autores:
Thayane de Oliveira Vieira (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

ANÁLISE DA REFERENCIAÇÃO E DA PROGRESSÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ASTRONOMIA

 

Thayane de Oliveira Vieira (UFF)

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Vanda Maria Cardozo de Menezes (UFF)

 

Este trabalho visa dar continuidade aos estudos preexistentes de referenciação e progressão referencial, sobretudo em textos de divulgação científica, analisando a produção de sentido originada pela construção dos referentes nesse gênero. Além disso, pretende investigar como a referenciação auxilia na criação de uma  proximidade entre a Astronomia e o leitor infanto-juvenil da revista Superinteressante e como isso pode ser considerado positivo socioculturalmente. Esses conceitos estão associados à noção de categorização e construção de objetos de discurso e de inferenciação (MARCUSCHI, 2004, 2007; MONDADA; DUBOIS, 2003). Considera-se que os redatores da revista utilizam o léxico da língua para produzir referentes – e termos que os retomam –, de forma que estes representem a realidade extralinguística, não sendo simples rótulos desta, mas a construção e a reconstrução de objetos de discurso. Ou seja, os autores do texto se valem intencionalmente de estratégias sociocognitivas que acionam conhecimentos enciclopédicos, linguísticos, textuais e interacionais (KOCH; ELIAS, 2008, 2012). O receptor, por sua vez, fará uso inconsciente dos mesmos conhecimentos. Dessa forma, a pesquisa, de natureza sincrônica, utilizará fundamentação teórica de abordagem sociocognitiva, baseando-se nos autores citados, entre outros, além de corpus selecionado da revista. Os dados serão trabalhados de forma quantitativa e, sobretudo, qualitativa, analisando os conceitos e aspectos pertinentes ao estudo. Até o momento, a análise do corpus se mostrou produtiva quanto à presença de exemplos relacionados às noções de categorização, anáfora direta, anáfora indireta, encapsulamento/sumarização, rotulação, entre outras, além de casos em que se pode colocar o exemplo encontrado em uma fronteira entre um conceito e outro, evidenciando casos de protipicidade, bastante relevantes para discussões da área da Linguística Textual.

 

Palavras-chave: referenciação; progressão referencial; divulgação científica.