Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A LEITURA NO CONTEXTO DE PLE: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Autores:
Angélica Maria Lourenço Moreira (IFG - Instituto Federal de Goiás )

Resumo:

Este pôster tem como propósito apresentar o projeto de PIBIC, “A Leitura no contexto de PLE: uma análise bibliográfica”,  tem como objetivo geral investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, os aspectos fundamentais relativos ao ensino da habilidade leitura no contexto do Português como Língua Estrangeira (doravante, PLE). Ao se entender que tal habilidade, assim como escutar, falar e escrever são imprescindíveis para que o indivíduo possa ser atuante socialmente, compreende-se que a leitura é aspecto crucial para aqueles que desejam conhecer uma nova cultura ou que se encontram, por razões diversas, já inseridas em uma (ALMEIDA,GUIMARÃES, 1990; LIMA, 1991; LEIRIA, 1999; LAROCA, 2003; DELL’ISOLA, 2003; REBELO, OSÓRIO, 2007; XYPAS, 2011; FERREIRA, 2013). Nesse sentido, é importante apurar as peculiaridades do currículo, das estratégias e do processo de ensino-aprendizagem como um todo para que o ensino de PLE, no âmbito da leitura, não prescinda do que lhe é peculiar, ao ponto de um estudante estrangeiro de Língua Portuguesa ser avaliado ou instruído absolutamente da mesma forma que um nativo. É importante ressaltar que o respectivo tema é relativamente novo para a maior parte dos estudantes de Letras; dessa forma, trata-se de um tópico relevante nos debates desenvolvidos nos estágios supervisionados vinculados a essa área. Assim, a pesquisa visa contribuir para a elucidação acerca de elementos didático-pedagógicos específicos referentes ao contexto de PLE, com vistas à reflexão e formação do profissional de Letras que atua ou deseja atuar nesse âmbito de ensino.