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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Refletindo sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir de práticas de letramento

Autores:
Sidiane Ferreira Batista (IFAL - Instituto Federal de Alagoas) ; Antônio Carlos Santos de Lima (IFAL - Instituto Federal de Alagoas)

Resumo:

O presente trabalho, recorte de uma dissertação de mestrado, é uma reflexão acerca da compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, 2003, 2010) de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Utilizando os pressupostos teórico-metodológicos dos estudos do letramento (STREET, 1994; BARTON; & HAMILTON, 2000), refletimos e analisamos a responsividade dos alunos de uma escola da rede pública da cidade de Maceió, Alagoas, integrantes dessa modalidade de ensino, procurando identificar, no contexto de sala de aula, fatores que interferem nesse processo, bem como as implicações dele advindas no processo na formação desses sujeitos. Para tal análise, adotamos uma pesquisa de natureza qualitativa (CHIZZOTTI, 2008), de cunho etnográfico (TRIVIÑOS, 1987), utilizando a técnica de auto-observação (MATTOS, 2002). Os resultados apontam para o fato de que a intermediação do professor, norteada pela perspectiva dos letramentos, é fator preponderante para o desenvolvimento da responsividade dos alunos, uma vez que ele pode criar condições para que ela se desenvolva. Isso porque, na perspectiva dos letramentos, há a possibilidade de o professor, a partir da consideração do contexto histórico e social dos alunos, e a partir de uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, crie condições para o desenvolvimento de sua responsividade. Fundamentamos nossa análise com teorias bakhtinianas  (BAKHTIN, 2010, 2003) sobre responsividade, Kleiman (1998, 2007), Rojo (2009, 2012), Street (1984), Barton & Hamilton (2000) para estudos do letramento e  Freire (1987, 1988, 1999, 2001) para Educação de Jovens e Adultos.