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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Miriam Pinheiro França (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que todo acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras deve realizar num dado momento da formação. Acerca disso, o estágio é um momento que o discente relaciona a teoria e a prática de ensino. Este trabalho delimita-se sobre um relato de experiência vivenciado durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa - Corregência realizada em uma escola Estadual localizada no Município de Benjamin Constant – Amazonas, Zona Urbana. Este trabalho tem como objetivo geral relatar as atividades realizadas no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa em uma turma de Ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa no turno matutino. Os objetivos específicos foram trabalhar por meio de sequência didática o gênero poema nas aulas de Língua Portuguesa e proporcionar atividades para realização de prática de leitura, análise textuais e produção de poema descritivo. Os procedimentos metodológicos para as realizações das aulas foram a pesquisa bibliográfica tendo como autores Antunes (2003), Marcuschi (2008), dentre outros e os Parâmetros Curriculares do ensino fundamental. A pesquisa de campo foi com observação participante adotando o método analítico descritivo e abordagem qualitativa. As atividades realizadas foram de forma sequenciada, desenvolvendo a prática de leitura utilizando um poema descritivo, evidenciando a estrutura, as características e linguagem por meio de análises textuais e a prática da escrita. Ao analisar os textos produzidos pelos alunos identificou-se que a escrita reproduzia as características estruturais e linguísticas de um texto descritivo, contudo, percebeu-se ainda há dificuldade dos alunos em usar elementos gramaticais básicos como sinais de pontuação e acentuação. Assim, trabalhar com produção textual é de suma importância para que os alunos percebam como os textos são construídos a partir de cada tipologia, e não simplesmente para a verificação de erros de gramática.