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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


As tecnologias como ferramenta facilitadora do ensino da Língua Portuguesa escrita para Surdos.

Autores:
Reginaldo Oliveira dos Santos (UNIFAP - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)

Resumo:

A tecnologia se tornou indispensável no mundo globalizado e a escola faz parte dele, por isso, os docentes precisam perceber a importância dessa ferramenta e utilizarem como facilitadora no processo de ensino aprendizagem. A educação dos surdos tem suas peculiaridades e o uso da tecnologia pode se tornar uma comunicação espaço-visual. Neste trabalho pretende-se promover o desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa com L2 para alunos Surdos por meio das Tecnologias digitais de informação e comunicação – TIDC. A base deste estudo encontra-se nas produções de Ramirez (2009); Brasil (2017); Soares (2011) e Biava (2001). Para tal, os procedimentos metodológicos do estudo dar-se-ão por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e a criação de um blog. Dessa forma, este trabalho encontra-se na fase da construção blog que terá textos em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como também a tradução em Língua portuguesa. Assim, pretende-se incluir as Tecnologias e estimular seus usos, no ensino do componete curricular Língua Portuguesa, pois quanto mais cedo os alunos surdos tiverem contato com o idioma como L2 e as TIDC desenvolverão o hábito da leitura e escrita impulsionando os pensamentos, conhecimentos de maneira investigativa, criativa e não mecanizada, conforme suas realidades, tornando as ferramentas essenciais para a realização das atividades no mundo globalizado.