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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Léxico e discurso em documento oitocentista da capitania de Matto Grosso: o nativo e a mulher

Autores:
Maria Cristina da Silva Silveira (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em pesquisa desenvolvida em duas etapas, como bolsista de iniciação científica: uma pelo PROBIC, e outra pela FAPEMAT, durante a segunda metade do curso de Letras, tomando como objeto de investigação o Plano de Guerra da Capitania de Matto Grosso, publicado em 1800, especificamente, o manuscrito “Memória”, que se trata de um documento elaborado por Ricardo Franco de Almeida Serra, destinado ao Governador e Capitão General Caetano Pinto de Miranda Montenegro, cuja finalidade fora descrever as estratégias de defesa que o território mato-grossense deveria adotar frente às possíveis batalhas que enfrentaria. Num primeiro momento, investigamos como se dava a nomeação do nativo; e num segundo momento, as referências lexicais à mulher, com a justificativa de que estudar o léxico em documentos antigos pode nos ajudar a entender tanto os usos atuais de palavras, como também o discurso. Selecionamos substantivos e adjetivos, analisando-os, inicialmente, a partir de pressupostos teóricos dos estudos lexicais, utilizando, para tal: Antunes (2012), Bluteau (1712-1721), Biderman (1998), entre outros. Após a análise lexical, empreendemos uma análise discursiva das palavras considerando conceitos da análise do discurso de orientação francesa, como formação discursiva, efeito de sentido, memória discursiva e silenciamento, a partir de Achard (2007), Pêcheux (1997), Orlandi (1997), entre outros. Entre os resultados já alcançados, pudemos entender que as escolhas lexicais relacionadas ao nativo e à mulher apontam para a descaracterização, inferiorização e silenciamento, no documento e na sociedade. Dessa forma, esperamos que esse trabalho possa contribuir para discussões e problematizações dos estudos lexicais na interface com o discurso, uma vez que estudar o léxico é compreender a importância das unidades lexicais e discursivas pertencentes a uma determinada época, representando a identidade e a cultura de um povo.


Agência de fomento:
FAPEMAT/UNEMAT