Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A LÍNGUA EM MOVIMENTO: A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE

Autores:
Karolline Moreira de Medeiros (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Paula Rhanna de Miranda Lima (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Joaquim Gomes Caboclo (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Este trabalho tem o intuito de analisar como o avanço tecnológico transformou as práticas de comunicação da sociedade e o processo de informação e interação na internet resultando na criação de novos gêneros textuais. Além disso, os avanços tecnológicos, influenciam não apenas o meio digital através dos gêneros que circulam na sociedade, mas a nossa época digitalizada atinge a maioria dos indivíduos, seja no trabalho, no ambiente educacional ou até mesmo na interação e relações pessoais. Nesse sentido, é possível perceber que a língua é um instrumento dinâmico e heterogêneo, por isso vive em constantes mudanças. Desse modo, é importante refletir sobre a sua historicidade, assim como o seu funcionamento na sociedade, para entender essas transformações e os seus impactos na comunicação. Assim, este artigo tem como objetivo abordar a importância da inclusão dos recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que o uso da tecnologia e dos recursos midiáticos se faz cada dia mais presente em nosso meio, ademais, abordaremos, por meio de gêneros virtuais, possíveis caminhos que contribuam para o ensino-aprendizagem dos discentes, já que eles estão familiarizados com celulares, computadores tabletes etc. Dessa forma, o professor se apropriará desse conhecimento de mundo que os estudantes trazem para introduzir as aulas de língua portuguesa e utilizar textos que fazem parte da realidade dos alunos. Pretendemos ressaltar a importância do uso da tecnologia para fins pedagógicos, sobretudo para as aulas de língua materna, pois os conteúdos serão abordados de uma forma inovadora, com textos virtuais imagéticos, diferentemente das aulas tradicionais que o único foco é a gramática tradicional descontextualizada. Para a elaboração deste artigo, escolhemos uma metodologia de estudo bibliográfica de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisas em livros. Tivemos como embasamento teórico os autores, BAKHTIN (1997), KOCH (2003), MARCUSCHI (2004), entre outros.