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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Modificação de Grau em Português Brasileiro: a marcação de confirmação

Autores:
Luciana Sanchez Mendes (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar uma investigação de modificadores de grau em português brasileiro enfocando os seus usos para marcação de confirmação. 

Recentemente tem havido um aumento dos estudos dedicados à semântica dos adjuntos intensificadores com leitura de intensidade, duração, frequência e qualidade como em muito alto e gosta muito. O presente trabalho se insere nesse contexto enfocando o uso desses advérbios quando modificam substantivos e verbos indicando confirmação como em: (i) foi muito golpe; e (ii) Milho combina super com páprica. O propósito deste trabalho é apresentar uma análise semântica para esse emprego que é derivada do mesmo mecanismo formal da interpretação de predicados graduáveis. Assumindo uma semântica escalar, intensificadores como muito e super, quando expressam intensidade de predicados relativos, podem ser analisados como modificadores que denotam o aumento da propriedade em relação a um padrão contextual (cf. Kennedy, McNally, 2005). Assim, muito alto designa os indivíduos que tem a propriedade de altura num padrão ainda mais elevado.

O uso de muito golpe, por outro lado, não eleva o padrão de comparação da propriedade, mas atinge um grau de confirmação dado pelo substantivo. A análise escalar proposta estipula uma função de mudança de tipos que torne palavras como golpe graduáveis para que sejam modificadas por muito. A versão graduável de golpe não é um predicado relativo (como alto) que teria sua propriedade aumentada quando modificado, mas representa um predicado absoluto que, quando modificado por muito, vai ter a denotação de que o grau de confirmação foi atingido - mecanismo semelhante ao encontrado na interpretação de este copo está cheio que designa que a propriedade de ocupação atingiu seu grau máximo.

Referência

KENNEDY, C.; MCNALLY, L. Scale Structure, Degree Modification, and the Semantics of Gradable Predicates. Language 81, n.2, p. 345-381, 2005.