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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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GÊNEROS DISCURSIVOS NO INSTAGRAM: ENTRE OS SITES DE REDES SOCIAS E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores:
Tarcia Tamaria da Costa Silva (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Vicente de Lima Neto (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Resumo:

Os sites de redes sociais se caracterizam como um amplo espaço de interações de rápido e fácil acesso. Diante disso, é inevitável a grande demanda de uso desses sites e, compartilhamentos de inúmeros gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011) que surgem e/ou adaptam-se para atender as necessidades do público presente neles. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar um perfil no site Instagram, que possui como temática a LIBRAS e comunidade surda.  Almejamos identificar quais gêneros estão sendo mais consumidos nesse espaço, quais intuitos iniciais de sua disponibilidade e suas contribuições para a aprendizagem da LIBRAS. Para alcançarmos nossos objetivos, elaboramos um corpus de análise com as postagens mais curtidas e, fizemos uma recategorização de acordo com o conteúdo temático, estilo e empregabilidade de uso de cada gênero. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, e mesmo com os resultados ainda incipientes é notável a grande circulação de inúmeros gêneros que contribuem para aquisição de multiletramentos (ROJO, 2012) que corroboram para aprendizagem da LIBRAS e valorização da cultura surda. Percebemos que o intuído inicial do perfil era de caráter comercial, mas, a partir do uso dos gêneros compartilhados os seus usuários os adaptaram como material de auxílio para aprendizagem de uma nova língua, contribuindo também para aquisição de aspectos culturais do povo surdo.