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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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CÍRCULOS DE LEITURA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: MULTIPLICANDO CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

Autores:
Raqueline Chaves de Araújo (SEDUC - Secretaria Da educação Básica do Ceará) ; Jackeline Sousa Silva ()

Resumo:

Este trabalho se propõe a discutir sobre a eficácia dos Círculos de Leitura como estratégia capaz de aflorar nos discentes o prazer do ler e possibilitar a multiplicação de novos conhecimentos, partindo da discussão e da reflexão na sala de aula, proporcionando a formação do leitor proficiente. A pesquisa tem como participantes os alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola em tempo integral, do município de Icó, Ceará. Os Círculos de Leitura são utilizados uma vez por semana em aulas geminadas e são intensificados ainda mais por meio de grupos de trabalhos cooperativos. O principal questionamento no cenário pesquisado é: com que intensidade os Círculos de Leitura podem potencializar as práticas dialógicas de leitura no processo de ensino e aprendizagem, bem como na formação do aluno enquanto sujeito leitor? Com o intuito de desenvolvermos uma investigação detalhada acerca da questão norteadora, busca-se caracterizar as práticas de leitura desenvolvidas no ambiente escolar; conhecer as metodologias utilizadas nos Círculos de Leitura e o quanto elas podem contribuir para a multiplicação de leitores proficientes, como também para a formação destes enquanto cidadãos participativos; e auxiliar na construção de conhecimentos por meio da leitura como atividade social, cultural e educativa, de direito de todos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo bibliográfico respaldado nas teorias de Antunes(2005), Bakhtin (2011), Ferrarezi Jr. (2017), Freire (2005), e outros autores, participante, de natureza aplicada, que utiliza o método dedutivo, com objetivo exploratório e explicativo, e abordagens qualitativa e quantitativa. Constatou-se que a leitura dialógica realizada nos círculos favorece o processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das competências leitora e escritora, promovendo uma intensa multiplicação de leitores proficientes, por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento da identidade, da cidadania e do relacionamento com a comunidade, compartilhando experiências por meio da palavra que humaniza.