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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Releitura de contos machadianos para a contemporaneidade usando desenvolvimento de jogos e histórias em quadrinho

Autores:
Samuel Novaes Sena (IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília) ; Luiz Gustavo Benicio Neves (IFB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília)

Resumo:

A pedagogia dos multiletramentos (Rojo; Moura, 2012) aponta para a importância de desenvolver práticas pedagógicas calcadas em múltiplas linguagens, múltiplas culturas e tecnologias digitais. Com base nessa perspectiva, foram propostas oficinas interdisciplinares envolvendo literatura e computação, desenvolvidas no ensino médio integrado em informática ofertado no Instituto Federal de Brasília. Os objetivos dessas oficinas são: i) utilizar tecnologias que proporcionem participação autônoma no processo de leitura  da literatura e de escrita do texto artístico e multissemiótico; realizar atividades de leitura, releitura e retextualização de contos de Machado de Assis considerando o contexto da cultura digital. Neste relato, são apresentadas duas oficinas, uma de desenvolvimento de jogos e outra de histórias em quadrinhos. Os contos trabalhados foram: Teoria do Medalhão e Uns Braços, ambos de Machado de Assis. Para a execução da oficina de histórias em quadrinho, foi utilizado o Pixton, uma plataforma online para a criação de histórias em quadrinho. Na segunda oficina, foi feita uma releitura de trechos do conto Uns Braços adaptando-os para um jogo usando o software Engine 001; nessa atividade, puderam livremente alterar acontecimentos, locais da obra. As atividades apresentaram os principais resultados: i) a atividade de desenvolvimento de jogos foi executada por todos os alunos, que se empolgaram bastante com suas próprias visões acerca da obra, criando até mesmo universos distópicos onde tudo é improvável, até mesmo com finais alternativos. Observa-se a capacidade de autoria desenvolvida por essa atividade. ii) a atividade de histórias em quadrinhos permitiu de diversos pontos de vista diferentes sobre questões como “O que é a teoria do Medalhão?” por meio das histórias criadas, e a adaptação da linguagem do conto para uma linguagem mais próxima do cotidiano.