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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O tempo da infância nos livros ilustrados: representação em palavras e imagens.

Autores:
Júlia Parreira Zuza Andrade (UC - Universidade de Coimbra)

Resumo:

O presente trabalho discute a representação do tempo da infância nos livros ilustrados da editora portuguesa Planeta Tangerina, tanto em imagens quanto na componente textual e material dos títulos. A ideia de tempo é conceitualmente plural e multíplice,pois pode ser apreendido de diferentes maneiras. Entendendo que a percepção temporal do universo adulto e do infantil encontra diferenças, torna-se pertinente compreender em que medida a noção de tempo é construída socialmente, além investigar melhor a temporalidade vivenciada na infância. O tempo é entendido como algo móvel, num processo contínuo de movimento. Uma vez que o livro ilustrado é constituído pela interseção de imagens, palavras e suporte, em que as três linguagens funcionam em uníssono, elementos da materialidade (gramatura do papel, técnicas de ilustração, mancha gráfica) não podem passar despercebidos na leitura. Assim, para realizar o estudo proposto, será feita a análise de duas obras da referida editora, sendo elas Andar por aí (2009) e Depressa, devagar (2009). As obras foram interpretadas a nível de texto, imagem e materialidade a respeito dos mecanismos discursivos que evidenciam o singular entendimento da temporalidade pelas crianças, fazendo uso da quebra do tempo linear, ênfase no tempo psicológico, recursos metaficcionais e a conjugação de mais de uma noção de temporalidade.

Dessa maneira, analisar a representação do tempo da infância no cruzamento de vetores narrativos no livro ilustrado mostra-se válido para ampliar os estudos em relação ao tipo editorial. Como arcabouço teórico, o trabalho irá basear-se em estudos a respeito de tempo, ilustração, leitura de imagens, livro ilustrado, design e materialidade da literatura, usando como principal aporte teórico Nunes (1995), Koselleck (2006), Deleuze (2005), Chartier (2002), Ramos (2011, 2012,2015), Linden (2012, 2015) Belmiro (2012, 2015), Nikolajeva e Scott (2011), Sotto Mayor (2016).

Trabalho orientado pela Prof. Dra. Ana Maria Machado (UC)


Agência de fomento:
CAPES