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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


JAKUBINSKIJ E VOLOSHINOV: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM

Autores:
Niege da Rocha Guedes (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns)

Resumo:

Sabe-se que a elaboração da teoria do diálogo é uma característica da linguística do século XX; e que, apesar dos estudos sobre o diálogo não terem uma origem teórica única, eles aparecem ligados aos estudos dos russos na época. Embora as circunstâncias nas quais a teoria do diálogo apareceu na Rússia não tenham favorecido a discussão apresentada por outros autores, além de Bakhtin, Lev Jakubinskij e Valentin Voloshinov apresentaram ideias que revolucionaram os estudos sobre diálogo e discurso. Ivanova (2011) destaca que o ensaio de Jakubinskij intitulado Sobre a fala dialogal, publicado em 1923, pouco conhecido no Ocidente e esquecido na Rússia atual, apresenta alguns conceitos fundamentais que serviram de inspiração para as noções de diálogo e dialogismo. Jakubinskij, com esse ensaio, para alguns autores, foi fonte de inspiração para Voloshinov; embora, destaca Cunha (2016), tanto Voloshinov quanto Bakhtin não apenas reproduziram as ideias dos estudiosos da época, mas as transformaram no novo. Como Voloshinov foi aluno de Jakubinskij, percebe-se grande influência em suas obras. No entanto, as obras de Voloshinov, sobretudo o livro Marxismo e filosofia da linguagem, considerado um dos primeiros em que foram formulados e discutidos os princípios do dialogismo, ampliaram os conceitos apresentados pelo seu professor. Levando em consideração as questões apresentadas acima, objetiva-se fazer algumas reflexões sobre os conceitos formulados pelos dois autores, Jakubinskij e Voloshinov, a respeito da teoria do diálogo apresentada em suas obras e sua importância e influência para outros estudos. A partir dessas reflexões, pode-se considerar que esses autores foram fundamentais para a concepção dialógica da linguagem que temos hoje, e que serve de referência para autores de muitas áreas que se interessam pelo estudo do diálogo, da língua e da comunicação.