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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Literatura e tecnologia: uma proposta de ensino ŕ luz da pedagogia dos multiletramentos.

Autores:
Ana Rita de Souza dos Santos (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Guilherme Carvalho Rodrigues (IFB - Instituto Federal de Brasília)

Resumo:

Corroborando o pensamento de Rojo e Moura (2012), trabalhar em uma perspectiva da pedagogia dos multiletramentos não é simplesmente desenvolver um conjunto de habilidades individuais, mas sim um conjunto de práticas sociais, ligadas à leitura e à escrita, através de textos que abrangem, cada vez mais, os letramentos da letra, imagens e sons. Nesse sentido, parte-se do princípio  de que é fulcral, em uma sociedade permeada pelas tecnologias digitais, desenvolver o letramento literário dos estudantes coadunado ao uso dessas tecnologias digitais, tendo em vista que a literatura é um campo múltiplo de entendimentos, com um caminho que deve ser percorrido de forma exploratória e facilitadora das habilidades de leitura. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor sequências didáticas com base na pedagogia dos multiletramentos, considerando, portanto, as múltiplas linguagens, as múltiplas culturas e as tecnologias. Nessa perspectiva, este relato apresenta os resultados obtidos em oficina intitulada “Utilizando produções culturais de fanzine para adaptação de contos machadianos”.  Nesta oficina, os estudantes foram convidados a conhecer o fanzine, que é uma revista criada por fãs, de forma independente, para fãs, acerca de um determinado tema em comum. Os fanzines são um gênero comum na cultura digital, produzidos e divulgados no mundo digital. O produto final da oficina foram fanzines produzidos com base na retextualização do conto Um homem célebre, de Machado de Assis. Como resultado dessa proposta, verificou-se que os estudantes, ao produzirem a retextualização, privilegiaram o uso de uma linguagem mais próxima do cotidiano e desenvolveram memes para representar os personagens do conto.