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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Multiletramento no Ensino Fundamental II - os recursos de leitura em gêneros multimodais

Autores:
Ana Carolina Moreira Fernandes (IFSP - Instituto Federal de São Paulo)

Resumo:

Esta pesquisa tem como foco o levantamento e análise crítica de como os recursos de leitura (capacidade de decodificação, compreensão, apreciação e réplica do leitor, nos dizeres de Rojo, 2004), apropriados para o trabalho com os gêneros multimodais, são abordados em materiais didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Os gêneros multimodais têm a característica de utilizar diferentes linguagens (imagens, cores, sons, gráficos) que resultam no efeito de sentido desejado pelo autor. Como material de análise, selecionamos livros didáticos, apostilas, materiais multimidiáticos, dentre outros, publicados nos últimos dez anos e efetivamente aplicados em escolas públicas ou privadas de ensino regular. Dada a importância de trabalho com a multimodalidade, já preconizada em documentos oficiais, como os PCNs (1998) e a BNCC (2017), realizamos esta pesquisa focada na análise qualitativa e quantitativa de como as formas de leitura são trabalhadas em exercícios didáticos que têm o multiletramento e os gêneros multimodais como foco (fanfics, videoblogs, documentários, etc). Além disso, comparamos essas formas de leitura com a dos gêneros mais tradicionalmente trabalhados nas escolas (gêneros predominantemente escolares, tais como redações estilo vestibular e Enem; crônicas, contos, etc). Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para mapear como os materiais didáticos abordam essas questões, sabendo que os novos gêneros surgem com a tecnologia e exigem sua inclusão e uso crítico no ambiente escolar.