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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS NO 9º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores:
Leliane de Cássia Gonçalves Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo:

O presente trabalho apresenta um recorte de nossa dissertação de mestrado intitulada Leitura de contos mediada pelo professor, em sala de aula, no 9º ano do Ensino Fundamental, que consiste em uma proposta de intervenção pedagógica - baseada na teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1986) - na qual se apresenta uma experiência de formação leitora pela leitura e discussão de obras literárias com alunos de uma escola pública de Cametá, município do Estado do Pará. Esse trabalho resulta do reconhecimento, após o ingresso no curso de mestrado PROFLETRAS, do quase desaparecimento da leitura de obras literárias em sala de aula, especialmente nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), embora reflexões teóricas apontem suas significativas contribuições para nosso processo de humanização e visão crítica do mundo. Os pressupostos sobre o ensino da leitura de literatura concentraram-se em estudiosos brasileiros como Antonio Candido (1995), Ezequiel Theodoro (2008), Regina Zilberman (1991), Rildo Cosson (2014, 2016) e Luzia de Maria (2016). Tivemos como corpus os contos Restos do carnaval e Uma história de tanto amor, da escritora Clarisse Lispector; além dos contos Zeus ou a menina e os óculos, Era uma vez e Velas. Por quem?, da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros. Vivendo-se em uma sociedade que exige a compreensão da palavra escrita, as oficinas foram pensadas de modo que nosso aluno da Educação Básica, mediados pelo professor, antes, durante e depois da leitura das obras literárias tivesse seu lugar de fala preservado. E para o registro de que tomaram posse desse universo, interagindo e experienciando a comunicação literária para um letramento para a cidadania, cada discente registrou suas impressões em um caderno de resenhas. A experiência mostrou-se exitosa, pois observamos a reflexão discente potencializada pela leitura das obras. Palavras-chave: Educação Literária. Leitura de Literatura. Ensino Fundamental. Contos.


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