Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


GÊNEROS MUSICAIS NO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA (POLH)

Autores:
Timila de Losso da Silveira Bueno (LINGUARTE - LINGUARTE e.V.)

Resumo:

Envolver e motivar o aprendizado do Português como Língua de Herança (POLH) em alunos entre 10 e 14 anos é um dos grandes desafios para o professor da Turma AVANTE da Linguarte e.V.. Nesse contexto, tendo em vista a ideia de Sousa e Philippsen (2009) de que a música pode ter grande utilidade como elemento auxiliar didático-pedagógico e que quando utilizada pelo professor dinamiza, renova e procura uma maior eficiência da aprendizagem dos alunos na fixação de conteúdos, sobretudo na Língua Portuguesa, a escolha e apresentação de um Gênero Musical por cada aluno para o grupo foi uma maneira encontrada de incentivar a pesquisa cultural e diversificação do vocabulário dando margem à outras discussões como as variedades linguísticas que são legítimas e próprias da cultura humana (PCN, 1988, p. 92). Para a padronização foi criado um roteiro com 3 itens que culmina na escolha de uma música do gênero a ser apresentada de forma audio-visual (canção e letra). Ao final, uma das músicas ouvidas será escolhida pelo grupo para que uma paródia com o tema Natal seja desenvolvida em conjunto e apresentada por ocasião da festa do Final do Ano. Até o presente momento, percebe-se que a maior fonte de informação do aluno é o membro brasileiro da família e que a escolha da música está condicionada às preferências e/ou conhecimento desse membro e não à uma pesquisa mais ampla do aluno em si. Ainda assim, cumpre-se o papel de pesquisa cultural e serve como gatilho para uma conversa sobre o assunto no ambiente familiar, enriquecendo a criação de laços afetivos com a Língua de Herança (LH).