Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Ensino de Língua Portuguesa escrita a graduandos surdos e a criação de um jornal – importância da perspectiva bilíngue e do empoderamento do sujeito surdo

Autores:
Osilene Maria de Sá E Silva da Cruz (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos)

Resumo:

Este trabalho contempla uma experiência de ensino da disciplina Língua Portuguesa escrita I, ministrada no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), tendo como objetivo principal trabalhar habilidades de leitura e escritas com graduandos surdos do curso de Pedagogia, por meio de materiais autênticos e em uma perspectiva bilíngue (LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA). Trata-se uma pesquisa bibliográfica e de campo (GIL, 2002), abordando uma releitura de produções que dissertam acerca da necessidade de materiais didáticos para esses aprendizes (SANTOS, 2012; CRUZ e MORAIS, 2017), sendo considerada e respeitada sua primeira língua - Libras (BRASIL, 2002; BRASIL, 2005). A proposta do trabalho com os graduandos partiu da ementa da disciplina primeiro período da graduação (surdos), que prevê o ensino de Língua Portuguesa baseado em textos jornalísticos que compõem um jornal impresso. Para isso, foi elaborada uma Unidade Didática (RAMOS, 2004), composta por conteúdos de compreensão e produção textual e aspectos linguísticos da LP escrita, na concepção de ensino bilíngue (FERNANDES, 2006; PEREIRA, 2011; 2014). A partir de um planejamento de atividades, foi elaborada uma Unidade Didática, contemplando as fases de pré-leitura (Apresentação), leitura (Detalhamento) e produção textual (Aplicação/Consolidação), que culminou na produção de um jornal impresso, denominado Globo dos Surdos pelos autores, com recursos e linguagem adequados aos alunos, buscando desenvolver estratégias para a compreensão dos assuntos de forma clara, lúdica e ampla. Os resultados deste trabalho mostram a capacidade dos graduandos surdos de compreenderem textos em Libras e em Língua Portuguesa escrita e de produzirem uma escrita em L2 de forma crítica e participativa.