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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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LETRAMENTO LITERÁRIO: A FORMAÇÃO DE ALUNOS DA EJA COMO MEDIADORES DE LEITURA

Autores:
Jeane Cristina Rodrigues do Nascimento (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Adna de Almeida Lopes (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:

Considerando que o letramento literário possibilita o acesso ao mundo da leitura e que o ambiente escolar permite experiência da literatura em um diálogo profícuo para a transformação do aluno de mero sujeito receptor a agente do conhecimento, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a promoção de atividades de leitura que envolvam alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA de uma escola pública municipal de Alagoas. Na metodologia para a investigação, adotou-se a abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-ação, observando a participação dos alunos em eventos literários e práticas culturais, com foco na aprendizagem e na apropriação de um repertório textual para torná-los mediadores de leitura, tanto em espaços internos da escola quanto fora dela, especificamente em creches, hospitais e abrigos. Tomou-se como base teórica as concepções de leitura, escuta de textos e mediação, em Bajard (2007); a função social da leitura, em Freire (1999) e Manguel (1997); os procedimentos e estratégias de leitura na escola, em Antunes (2003), Koch (2015) e Smith (2003) e as abordagens sobre as práticas sociais de letramento e letramento literário, em Soares (2004) & Cosson (2006), entre outros. É importante ressaltar que, mesmo em sua fase inicial, já foi possível constatar, pela mediação entre os discentes, significativas impressões de leitura, com foco na prosódia e na fluidez, pelas práticas da leitura do texto escrito, tanto de forma individual, quanto da leitura para a escuta do outro – a leitura em voz alta.