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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores:
Ingrid Marcela Souza Moura (UEA- ENS - Escola Normal Superior) ; Gabriel Lima (UEA- ENS - Escola Normal Superior) ; Jeiviane Justiniano (UEA- ENS - Escola Normal Superior)

Resumo:

O presente projeto pretende apresentar os dados primários de uma pesquisa-ação elaborada por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Esta pesquisa se originou a partir da percepção de ocorrências de desvios ortográficos nas atividades elaboradas em uma turma de 6º Ano de uma escola estadual de tempo integral, localizada na zona Centro-Oeste Manaus – AM. Temos como objetivo construir a consciência fonológica a partir de metodologias que vão além de um estudo mecanicista, utilizando-se de estratégias pedagógicas aos quais visam a aplicabilidade de jogos e a reflexão sobre o uso da língua. Para isso, pretendemos também desenvolver a competência metalinguística dos alunos, trabalhando o conhecimento reflexivo acerca das estruturas das palavras e as unidades que a compõem. Tal proposta, tendo como base os pressupostos teóricos de Cagliari (2002), Cristófaro (2010), Morais (2004) e Rego (2007), justifica-se pela percepção das dificuldades dos alunos de 6° ano quanto ao processo de aquisição da escrita ortográfica. Embora estejam no ensino Fundamental II, as crianças ainda mostram dificuldades quanto ao domínio das regras de contexto fonético-fonológico, da relação fonema-grafema. A maioria dos casos encontrados em suas atividades ocorre por meio do apoio na oralidade, no momento da transfiguração para a palavra escrita. Como percurso metodológico, este trabalho assume a característica de ser uma pesquisa ação, quali-quantitativa. Para tanto, adotaremos medidas didático-pedagógicas partindo de textos, imagens e poemas; integrando-as com a produção de textos espontâneos e jogos interativos, para a análise da habilidade na escrita dos discentes. Assim, através desta pesquisa, esperamos não só aprimorar a consciência fonológica, mas também permitir aos alunos a reflexão acerca das modalidades oral e escrita da língua, situação linguística que corrobora também com as propostas de ensino em uma perspectiva letrada.


Agência de fomento:
CAPES