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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE

Autores:
Isaquia Franco (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:

Pesquisas realizadas nos últimos anos apontam para a necessidade de uma inovação quanto à abordagem do texto literário na escola, visto as inúmeras possibilidades de leitura nas sociedades complexas. Professores impulsionados por projetos entram em contato com novas teorias, as quais propõem medidas capazes de minimizar o déficit de leitura detectada na educação básica, para, com isso, promover o letramento literário. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a eficácia do ensino de Literatura a partir de projetos criativos e ações inovadores no ensino fundamental. Para tanto, para a escolha do corpus da trabalho, foram pesquisadas e analisadas obras de autores que tematizem a problemática da leitura literária e criatividade/inovação sobe o viés da teoria da complexidade, tais como Candido (2011), Cosson (2011), Moraes ( 2012; 2015), Morin (2001a; 2001b), Torre (2013), entre outros. A investigação adota os princípios metodológicos do estudo de caso e como técnicas e instrumentos de pesquisa utiliza a observação participante; a entrevista semiestruturada; o questionário VADECRIE e o diário de campo. Os resultados preliminares atestam que uma educação literária complexa possibilita não só fazer com que os alunos leiam os textos indicados, mas que se tornem leitores frequentes e cada vez mais ávidos pelo contato como o texto literário.