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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino-aprendizagem da escrita na educação profissional técnica de nível médio: diferentes concepções a depender da prática

Autores:
Natália Franzoni de Oliveira (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

O presente trabalho, desenvolvido em nível de mestrado e orientado pela professora doutora Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, busca compreender como o ensino de escrita se organiza na disciplina de Língua Portuguesa de cursos técnicos de nível médio, a partir das práticas de letramentos privilegiadas, dos objetos de ensino mobilizados e dos materiais de ensino utilizados. Nesse viés, esta pesquisa fundamenta-se, prioritariamente, nos Novos Estudos dos Letramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; COPE, B. & KALANTZIS, M., 2006; STREET, 2014), bem como nos conceitos de gênero e esfera de Bakhtin (2003 [1979]). A coleta de dados ocorreu em uma escola técnica do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Campinas, SP, entre agosto e dezembro de 2017, e teve como foco as aulas de Língua Portuguesa do curso de mecânica integrado ao ensino médio, bem como do curso de mecânica modular. Recorremos à observação do campo de pesquisa e à tomada de notas, além da realização de entrevistas com alunos, professores e coordenação. Ademais, nossa pesquisa realizou a análise de documentos e diretrizes curriculares, assim como de dispositivos didáticos utilizados em aula. Após organização dos dados a partir da descrição dos eventos de letramentos (BARTON & HAMILTON, 2000), identificamos três práticas de escrita que, por seu destaque, foram escolhidas para análise: a prática de redação escolar; a de TCC e as do mundo do trabalho. Os resultados parciais parecem apontar para diferentes concepções de escrita do docente das turmas a depender da prática de escrita, já que no trabalho com a redação escolar, por exemplo, foca-se mais na discussão temática, no nível teórico, enquanto no trabalho com o TCC, há um olhar mais para o texto do aluno, em uma abordagem da escrita como processo, o que evidencia um professor em busca da consolidação de seu trabalho.


Agência de fomento:
CAPES