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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Análise comparativa da distribuição das informações em resumos (abstracts) e introduções de artigos científicos

Autores:
Thaís de Sousa Gonçalves (UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte)

Resumo:

Admitindo-se que estudantes de graduação no processo de desenvolvimento acadêmico precisam produzir textos em gêneros característicos do ambiente no qual estão inseridos, percebe-se uma exigência relacionada com a capacidade de lidar com novas práticas de escrita. Sendo assim, o presente trabalho busca analisar comparativamente o resumo/abstract e a introdução de artigos científicos, visto que a produção do gênero artigo científico é uma das práticas valorizadas no âmbito acadêmico, partindo do ponto de vista de quais informações são incluídas em uma e na outra parte do artigo, se existe coerência nessa distribuição de informações e se ambos são adequadamente informativos em conformidade com as expectativas da área disciplinar. Diversos estudos já se dedicaram a analisar a organização retórica de introduções, a exemplo de Swales (1990), e do gênero resumo, por Biasi-Rodrigues (1998), porém faltam trabalhos que os analisem comparativamente. Dessa forma, para os fins desta análise foram utilizados dez artigos científicos produzidos por estudantes de graduação da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte no ano de 2018, nas áreas de Linguística e Literatura. O corpus foi submetido à análise de movimentos retóricos baseada no modelo CARS (SWALES, 1990) para as introduções e em uma adaptação desse modelo para os resumos, conforme proposto por Biasi-Rodrigues (1998). Os resultados da pesquisa contribuem para um diagnóstico da situação e das dificuldades de letramento acadêmico enfrentadas por estudantes universitários na produção de artigos e, assim, permite uma visão ampla e aprofundada sobre a escrita acadêmica e uma reflexão sobre a produção de gêneros característicos do discurso científico em conformidade com as expectativas da respectiva comunidade discursiva.


Agência de fomento:
CNPq