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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


As HQs e as tiras: a relação de sentido da linguagem não verbal

Autores:
Camila da Conceição Cunha Mamede (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo:

O ponto de partida da pesquisa que ora desenvolvemos é o resultado obtido por meio das respostas equivocadas de uma questão integrante da segunda avaliação bimestral efetuada por uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II, do município de Barra Mansa – R/J. Assim, interessou-nos explicitar como pode ser desenvolvida a competência leitora e interpretativa dos gêneros textuais história em quadrinhos e tira, alicerçadas na análise da linguagem não verbal e também explorando o conceito de inferência, a partir de conhecimentos prévios. Adotamos como recorte norteador o tema dos descritores de número quatro – que se refere à habilidade de se inferir uma informação implícita em um texto – e do descritor de número cinco – que trata da habilidade de interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso. A corrente linguística em que se insere a pesquisa é a Linguística Textual, e recorremos também ao apoio teórico do estudo da imagem, bem como de estudos cognitivistas. Almejamos contribuir de forma significativa com o estudo em questão, uma vez que ele poderá ser aplicado não somente na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, mas também nas demais disciplinas e no Ensino Médio, devido ao fato de diversas disciplinas se utilizarem dos gêneros textuais história em quadrinhos e tira para objetivos variados. A pesquisa em pauta resultou em uma mediação didática, com base em uma sequência didática, conforme propõe Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p.98), a qual culminou em uma produção dos gêneros tira ou história em quadrinhos digital, a fim de se serem expostas na página de rede social da turma de aplicação da pesquisa. Partimos do pressuposto de que se os alunos melhorarem as habilidades de interpretação e inferência nos gêneros escolhidos, almejamos que eles consigam progredir na interpretação dos demais gêneros multimodais circulantes na sociedade.