Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A PRÁTICA DE LEITURA E NAVEGAÇÃO HIPERTEXTUAL EM AMBIENTES DIGITAIS: uma proposta de multiletramento em sala de aula a partir de hipercontos e ciberpoemas

Autores:
Thiago Augustus Figueirêdo da Silva Lima (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Sulemi Fabiano Campos (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

A ascensão das novas tecnologias de informação trouxe consigo mudanças significativas na forma como entendemos a leitura e de como a mesma é construída em ambientes digitais. O foco desta pesquisa está nas habilidades de leitura e navegação de alunos em ambientes digitais. Tem-se como objetivo mais amplo trabalhar, metodologicamente, a prática de leitura para que os discentes se tornem eficientes leitores e navegadores de hipertextos digitais. Como objetivos específicos: (1) observar, através de diagnósticos realizados, a leitura e a navegação dos alunos em ambientes digitais; (2) trabalhar multiletramentos, multimodalidades e interatividade em hipercontos e ciberpoemas, a partir de uma intervenção didática; (3) observar os resultados obtidos dos protótipos didáticos. Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual General Dióscoro Vale, localizada na Zona Norte de Natal. Para tanto, foram utilizados como referencial teórico, para a metodologia aplicada, as propostas de Rojo (2012) em relação aos protótipos didáticos, a uma prática de multiletramentos e multimodalidades, frutos de problematizações que objetivam promover reflexões e renovar a prática docente do professor de línguas. Como fundamentação teórica, em perspectiva sócio-histórica, utiliza-se Chartier (1999), Jenkins (2009), Lévy (2009) e Santaella (2013). Como fundamentação teórica, em perspectiva linguística, cita-se Marcuschi (1999), Marcuschi e Xavier (2010), Coscarelli (2006; 2009; 2012), Ribeiro (2009; 2016), Rojo e Moura (2012). Os resultados preliminares apontam para a relevância das multimídias na construção da leitura dos alunos a partir da sobreposição de habilidades de navegação e leitura em hipertextos digitais.