Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


NEOLOGIA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: CRITÉRIOS DE DELIMITAÇÃO

Autores:
Maria Teresa Rijo da Fonseca Lino (CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa)

Resumo:

NEOLOGIA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO: CRITÉRIOS DE DELIMITAÇÃO

 

Maria Teresa Rijo da Fonseca Lino

CLUNL- Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

unl.tlino@mail.telepac.pt

 

Nesta comunicação apresentaremos algumas reflexões sobre o fenómeno da neologia no Português Europeu em comparação com o mesmo fenómeno noutros países de Língua Portuguesa. Utilizaremos a metodologia de extração de neologismos a partir de corpora escritos e, eventualmente, orais. Utilizaremos softwares hipertextos de extração de léxico, de concordâncias e de contextos.

Faremos referência aos corpora lexicográficos de exclusão: caracterizaremos a sua utilidade e a sua ineficácia, na realidade de hoje. Consequentemente, a nossa preocupação é delimitar novos critérios para observar, delimitar, selecionar e analisar os neologismos na língua corrente da Língua Portuguesa em vários tipos de textos e de discursos. Analisaremos a importância dos conceitos de novidade lexical e de sentimento neológico. Observaremos o fenómeno de instabilidade lexical que caracteriza muitos neologismos.

Por último, faremos uma breve reflexão sobre a dicionarização dos neologismos. A identificação e seleção de neologismos são de grande importância para a renovação do léxico e enriquecimento das nomenclaturas de dicionários monolingues e bilingues.

 

Palavras-chave: Neologia, Léxico, Lexicografia.

 

Minibiografia:

Professora Catedrática da FCSH-UNL e responsável do Grupo de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.