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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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As experiências da criança na linguagem: uma abordagem interacional.

Autores:
Marlon Remboski de Souza (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo:

Neste trabalho, objetiva-se discutir os resultados de um ano de pesquisa sobre aquisição da linguagem abordada sob o viés interacional. Este estudo faz parte do projeto “A experiência da criança na linguagem: aquisição das regras de conversação”, orientado pela Prof.ª Dr.ª Marlete Sandra Diedrich e este trabalho recebe apoio do CNPq (Pibic). Na referida pesquisa, parte-se do pressuposto de que a conversação é a matriz para a aquisição da linguagem (LEVINSON, 1983, p. 284), o que significa não apenas olhar para a criança, mas para o outro com quem ela conversa e a sociedade culturalmente marcada da qual ela faz parte. Desse modo, salienta-se que não somente a fala da criança é observada, pois vê-se a impossibilidade de a criança falar aquilo que fala se não fosse pelo contexto de interação no qual está inserida. Além disso, percebe-se a necessidade de analisar não apenas o linguístico, visto que a interação conversacional é marcada tanto por atos verbais como por não verbais. Para tanto, trabalha-se com eventos comunicativos vivenciados por crianças de um ano e meio a três anos de idade. A análise desse corpus permite afirmar que a criança é influenciada pelos outros de seu convívio e isso faz com que ela consiga apropriar-se dos usos que estes fazem da língua e incorporá-los em seu discurso.


Agência de fomento:
CNPq