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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Texto e Ensino: proposta de pesquisa-ação nas aulas de redação do Paespe

Autores:
Fabiana Pincho de Oliveira (UFAL - Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

A escrita de textos relevantes, consistentes e adequados às diferentes situações comunicativas é uma exigência da sociedade letrada em que vivemos. No entanto, essa prática tem-se revelado uma competência de difícil domínio, principalmente no contexto escolar. São frequentes, especialmente nos textos argumentativos, a circularidade e a descontinuidade das informações, a falta de articulação entre tese e argumentos e o uso de conectores estabelecendo relações lógicas incompatíveis. Conforme demonstram trabalhos desenvolvidos na Linguística Textual (LT), Koch (2004), Marcuschi (2008), Alencar e Faria (2013), Lins et al. (2017), o texto é constituído de segmentos tópicos que precisam estar em constante movimento de ir e vir, articulados de forma que o leitor possa construir a coerência e compreender a orientação argumentativa.  Ainda na LT, os estudos sobre referenciação (MONDADA e DUBOIS, 2003; CAVALCANTE, CUSTÓDIO FILHO e BRITO, 2014; KOCH e ELIAS, 2015; CAVALCANTE et al, 2017) mostram que a coerência e a argumentação também dependem das diferentes estratégias de introdução e retomada de referentes no texto. Dessa forma, este estudo apresenta um recorte de um projeto PIBIC, em fase inicial, que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta interventiva para o ensino das estratégias de referenciação e do tópico discursivo no texto dissertativo-argumentativo. A metodologia utilizada é da pesquisa-ação, cujos dados são coletados por meio de diferentes instrumentos, como questionário, entrevistas, diário de campo e uma sequência didática. A aplicação da intervenção pedagógica é destinada aos estudantes da rede pública de ensino que cursam as aulas de redação do Programa de Apoio aos Estudantes da Escola Pública (Paespe), promovido pela Universidade Federal de Alagoas. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a inserção desses alunos no ensino superior, a partir do desenvolvimento de estratégias de ensino que promovam a escrita relevante, coerente, consistente e adequada aos variados contextos, inclusive o da redação do Enem.