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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ACENTUAÇÃO GRÁFICA: ANÁLISE DOS ERROS MAIS RECORRENTES EM TEXTOS DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E PROPOSTA INTERVENTIVA

Autores:
Arly Gonçalves Diogo dos Santos (UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Pedro Rodrigues Magalhães Neto (UESPI - Universidade Estadual do Piauí)

Resumo:

ACENTUAÇÃO GRÁFICA: ANÁLISE DOS ERROS MAIS RECORRENTES EM TEXTOS DOS ALUNOS DO 7º ANO

                                                     DO ENSINO FUNDAMENTAL E PROPOSTA INTERVENTIVA

 Autora: ARLY GONÇALVES DIOGO DOS SANTOS (UESPI)

arly_educar@hotmail.com

Coautor: Professor Dr. PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO

pedrormneto@bol.com.br

RESUMO

Este trabalho apresenta os resultados de uma análise dos textos escritos dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual do município de Coroatá-MA, tendo como foco os erros ortográficos mais recorrentes na escrita dos discentes. Considerando que a maioria desses problemas ortográficos na escrita têm uma intrínseca relação com a oralidade, com a contexto social, familiar e escolar com o qual o aluno interage. Assim, embora essa análise tenha como prioridade a escrita convém que se pondere sobre os atos de ler, escutar e falar como forma de promover ao aluno a compreensão e o desenvolvimento de habilidades de escrita. Este trabalho fundamentou-se teoricamente em Chomsky e Halle (1968), Bisol (1994), Matoso Câmara Jr., Antonio Marcuschi (1996), Artur Gomes (2002),  Paulo Freire (1997), Vygotsky (1995). A metodologia aplicada foi uma pesquisa de campo, de natureza qualiquantitativa, com aplicação de proposta de atividades de produção textual com foco na escrita ortográfica, para trinta alunos dos quais foram selecionados dez, a fim de gerar o corpus para análise da pesquisa realizada. Nos dez textos escritos foram diagnosticados dezesseis erros de acentuação gráfica que estão distribuídos em planilha e gráficos, descritos de acordo com os erros de acentuação gráfica, forma culta e quantidade de ocorrências. Desse modo, esse estudo teve como objetivo diagnosticar por meio da análise de textos escritos os erros ortográficos mais recorrentes na acentuação gráfica, analisar, buscando suas possíveis motivações, bem como elaborou uma proposta pedagógica interventiva que possibilite a esses alunos momentos de autoavaliação e reflexão sobre a escrita.

 

Palavras chave: escrita, acentuação gráfica, aprendizagem, contexto social.


Agência de fomento:
Banco do Brasil