Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA EM UM TCC DE UM CURSO DE COMUNICAÇÃO

Autores:
Jaqueline Feitoza Santos (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Márcia Helena de Melo Pereira (UESB - UESB)

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo identificar e descrever a ocorrência da sequência argumentativa realizada no gênero Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de um concluinte do curso de Comunicação. Para tanto, no Corpus separado para análise, considerou-se a seção de resultados e discussão do texto, a fim de observar se o escrevente consegue compor as sequências argumentativas necessárias para o gênero. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, baseou-se nos pressupostos teóricos da Linguística Textual (LT), nos estudos acerca de sequências textuais, conforme Jean-Michel Adam (2008; 2010) e sobre os elementos da textualidade denominados operadores argumentativos e referenciação, tomando por base, sobretudo, as investigações Koch (2017), Koch e Elias (2016), Apothéloz (2016) e Cavalcante (2012), a fim de observar a ocorrência desses elementos como auxiliadores na composição do teor argumentativo do texto. As análises procuraram identificar como os escreventes empregavam os elementos da textualidade ligados aos operadores e argumentativos e aos elementos referenciais na composição de sequências argumentativas e em que medida esses elementos auxiliaram no posicionamento do escrevente em um gênero fundamentalmente argumentativo, o TCC. O resultado das análises revelou que, nos momentos em que os elementos referenciais e os operadores argumentativos se faziam presentes no texto, a sequência argumentativa, própria na construção de gêneros de natureza científica e acadêmica, foi empregada, contribuindo para a argumentatividade do texto; ademais, nesses trechos, notou-se um posicionamento crítico do sujeito escrevente acerca de sua pesquisa. Diante disso, conclui-se que a compreensão de recursos referenciais e dos operadores argumentativos auxilia o escrevente na elaboração de um gênero fundamentalmente argumentativo, o TCC, além de revelar a presença de aspectos discursivos.