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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A educação bilíngue do aluno surdo no ensino fundamental

Autores:
Noriko Lúcia Sabanai (SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal)

Resumo:

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar um programa de educação bilíngue para alunos surdos profundos bilaterias (usuários de lingua brasileira de sinais - Libras), em uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que disponibiliza Atendimento Educacional Especializado para os seus alunos. As atividades do programa são desenvolvidas em duas línguas: Libras (primeira língua - L1) e em português na modalidade escrita (segunda língua - L2). Observamos que o ensino da língua portuguesa (L2) é realizado em salas exclusivas , com aulas expositivas que utilizam uma metodologia de ensino de segunda língua (L2). A pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista com observação participante. Os pressupostos teóricos utilizados foram: Bogdan & Biklen (1994), Ellis (1994, 1998), Erickson (1986), Demo (2004), Felipe (2001), Ferreira Brito (1986,1993, 1995), Grannier (2002, 2005, 2006, 2007), Mazzotti & Gewandsznajder (2004), Ortiz Alvares (2002), Quadros (1997, 2006), Quadros e Schmiedt (2006), Sacks (1998), Sales (2004), Vigotsky (1991), Young (1996), Wolff (2000), entre outros. Os resultados demonstraram que é importante priorizar a língua portuguesa na sua modalidade escrita para os alunos com o uso de metodologias adequadas e materiais didáticos confeccionados para este tipo de público. Observamos que os materiais didático confeccionados para os alunos ouvintes em alguns momentos dificultam a aprendizagem do surdo.