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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Linguística Sistêmico-Funcional e desenvolvimento da escrita: uma experiência em sala de aula

Autores:
Carla Macpherson Garcia de Paiva (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Manuela Ribeiro dos Santos Lopes (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este trabalho analisa a contribuição de exercícios de leitura e escrita, elaborados com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), para o desenvolvimento da consciência dos alunos sobre suas escolhas lexicogramaticais, em consonância com os propósitos comunicativos de seu texto. No ponto central do estudo, figura o Tema, elemento fundamental para a organização da mensagem e para a progressão textual. No percurso de investigação, foi examinado um total de dez redações dissertativo-argumentativas escritas por cinco participantes em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como acesso à universidade pública no Brasil. A análise concentrou-se na metafunção textual, especialmente a escolha dos Temas para as ligações intra e interparagrafais, com recorte especial para os elementos coesivos que constituem a direção argumentativa do texto – os adjuntos conjuntivos. O trabalho desenvolveu-se em duas etapas complementares: a) observação, descrição e interpretação das escolhas lexicogramaticais constituintes dos Temas em cinco redações escritas na primeira aula do curso; e b) observação, descrição e interpretação dos Temas em cinco redações escritas no fim do curso, após a aplicação de exercícios de leitura e escrita. A orientar o trabalho, foram empregadas as lições de Halliday e Hasan (1976), Halliday e Matthiessen (2004) e Eggins (2004), além da contribuição valiosa de outros linguistas. Como objetivo específico a guiar o estudo, pretende-se verificar a variação objetiva na progressão temática dos textos de cada participante.  Como objetivo geral, espera-se que este estudo possa contribuir para o ensino de redação, auxiliando o desenvolvimento de práticas docentes a partir das reflexões realizadas no estudo. Os resultados da análise qualiquantitativa apontam para uma variação positiva na produção escrita dos alunos, com melhor organização da mensagem, indicando predominância de Temas múltiplos não marcados.