Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A FORMAÇÃO DO LEITOR E PRODUTOR DE TEXTOS A PARTIR DAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores:
Maria do Carmo da Silva (SEE-PB - Secretaria de Estado da Educação da Paraíba)

Resumo:

Este trabalho consiste em um relato de experiência docente em que desenvolvemos uma sequência didática a partir do gênero conto, que culminou na criação de um blog eletrônico para publicação de contos produzidos em 2013, pelos alunos do 8º ano do turno da manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flávio Ribeiro Coutinho, localizada no centro de Cruz do Espírito Santo-PB. Nesta experiência, utilizamos a metodologia da sequência didática para o trabalho de produção textual. O gênero escolhido foi o conto, e para que os alunos pudessem ter um leitor para além do professor, aliamos a criação de um blog como suporte para as produções de textos, permitindo que outros sujeitos tiveram acesso às produções. Essa proposta parte da percepção de que há a necessidade da adoção de uma abordagem sociointeracionista da língua, pois, somente, a partir de um ensino linguístico que considere as condições reais de uso, com destaque para a função comunicativa e os aspectos formais de cada gênero, é possível conseguir formar leitores e produtores textuais competentes e que usem a língua de maneira eficaz. Este estudo foi de natureza qualitativa, de caráter aplicado. Para a realização da intervenção, tomamos por base a proposta de sequências didáticas para o oral e a escrita, apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), haja vista que, neste procedimento, a escrita ocorre de maneira modular e sistematizada, a partir de uma concepção interacionista de língua e de ensino. Além disso, nos baseamos no conceito de gêneros discursivos proposto por Bakhtin (2000), que os apresenta como tipos relativamente estáveis de enunciados. A principal contribuição deste trabalho didático foi poder contribuir na formação do leitor e do produtor de texto, visto que, os alunos se mostraram mais receptivos para o desenvolvimento da proposta.

 


Agência de fomento:
Secretaria de Estado da Educação da Paraíba