Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE PORTUGUES COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM UM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO

Autores:
Maiane Machado Sá (UERR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA)

Resumo:

Ensinar PLE (Português Língua Estrangeira) assim como outras línguas não é fácil, visto que há ainda muitas questões a serem analisadas e solucionadas nessa modalidade de ensino. Em se tratando do ensino de português como língua de acolhimento - PLAC é ainda uma tarefa que requer  mais  atenção e empenho. Ensinar e aprender uma nova língua em um contexto de imigração que é o cenário atual em Roraima, exige muito dos dois lados, pois para o professor é essencial que ele tenha um olhar diferenciado para o ensino nesse contexto. Essa pesquisa visa mostrar as experiências obtidas durante o ensino  de PLAC na UFRR-Boa Vista RR com alunos venezuelanos. A importância dessa investigação no âmbito particular do português para fins específicos é devido às necessidades profissionais de um público adulto, nesse contexto, o público venezuelano, que visa aprender a LP unicamente para solucionar questões pessoais e sociais, isto é, aprender a língua para sobreviver em meio ao contexto em que estão inseridos atualmente. Durante as aulas, as atividades desenvolvidas foram baseadas principalmente na abordagem comunicativa para promover a interação entre os alunos e facilitar a aprendizagem da língua portuguesa (MOROSOV; MARTINEZ, 2008; NOVAES, 1992). As principais atividades desenvolvidas eram em grupo e em dupla com dinâmicas, aulas diversificadas, pois de acordo com Almeida Filho (2007); Leffa (1988), o professor deve utilizar maneiras que facilitem o aprendizado do aluno, ou seja, a aprendizagem deve estar focada na comunicação e não na estrutura da língua (ALMEIDA FILHO, 2008). Portanto, é necessário que o professor que trabalha com o ensino de uma língua de acolhimento tenha consciência que esse processo exige um ensino com um olhar diferenciado, isto é, buscar inovar a maneira de trabalhar em suas aulas para que os alunos se sintam mais motivados em aprender a língua de acolhimento.