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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM PASSEIO HISTÓRICO-CULTURAL

Autores:
Thaís da Silva Malaquias (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Felipe Marinho da Silva Neto (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:

A FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UM PASSEIO HISTÓRICO-CULTURAL

                                                                                                                 

Daniele da Silva (UEPB)

Felipe Marinho da Silva Neto (UEPB)

Maria do Carmo Gomes (UEPB)

Thaís da Silva Malaquias (UEPB)

 

O presente trabalho tem como objetivo conhecer como originou-se a língua portuguesa e as implicações que influenciaram no seu surgimento. Foram levantadas questões à respeito da romanização da Península Ibérica; da ruptura cultural ocasionada pela invasão dos povos germânicos e árabes; sobre o renascimento cultural a partir da reconquista cristã; os primeiros escritos em galego-português e suas mudanças linguísticas. O trabalho fundamenta-se em autores como Paul Teyssier (2007), dentre outros. A romanização se deu a partir da invasão e consolidação do império romano na Península Ibérica, impondo sua língua, o Latim, sua religião cristã, suas construções, sua economia e seus costumes. Considerando que a expansão romana não tenha se dado de maneira uniforme, as línguas se formaram com desníveis cronológicos e territoriais. Metodologicamente, este trabalho situa-se no âmbito da pesquisa bibliográfica. A partir das referências bibliográficas estudadas, pudemos discutir sobre o processo de formação da língua portuguesa desde antes do seu surgimento e entender quais foram os fatores motivadores para essa formação, conhecendo o território e o momento histórico em que se originou. Conclui-se, então, que a influência da língua latina agregada às línguas invasoras e fatores de dialetação, implicou historicamente no surgimento da língua portuguesa. Assim, é suma importância levar para a sala de aula o debate sobre a origem da língua portuguesa, pois através desse conhecimento os alunos podem valorizar a história do idioma.

Palavras-chave: língua latina; língua portuguesa; ensino