Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Magna Maricelle Fernandes Moraes Valle (UECE - Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:

No presente trabalho, abordamos o letramento literário nos primeiros anos do Ensino Fundamental, no contexto de escolas públicas e privadas de Crateús, município localizado em região do semiárido cearense. Mais precisamente, objetivamos analisar o modo como a literatura infantil é apresentada nos livros didáticos, considerando os limites inerentes a estes materiais, em razão de sua função essencialmente didática. Para a realização das análises, valemo-nos das seguintes questões norteadores, com base em critérios apresentados por Soares (2011), em pesquisa anterior: Que obras, gêneros e autores são contemplados nestes livros? Como se dá a transferência do texto literário para outro suporte, não só quanto ao uso de imagens gráficas como também de adaptações? Que atividades são propostas nestes volumes para estudo do texto literário? Assim, neste trabalho, retomamos estudos sobre a escolarização da literatura infantil, tal como propostos por Soares (2011), além de contribuições ensejadas por autores aqui especificados: Aragão (2017); Cosson (2014); Santos e Moraes (2013); Zilberman e Rösing (2009); Santos e Mendonça (2007). Ao final desta pesquisa, que se encontra em andamento, pretendemos chegar a conclusões referentes ao modo como o letramento literário se dá em cenários escolares diferentes, de caráter público e privado, tomando como critério a forma de abordar os textos literários em livros didáticos utilizados em um e outro contexto institucional.