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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E AUTORIA NA ESCRITA DE RESENHAS ACADÊMICAS

Autores:
Ana Beatriz Silva Brandão de Souza (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Dada a importância do letramento acadêmico em tempos de internacionalização, montamos um arquivo (FOUCAULT, 2010a) discursivo, elaborado no interior da disciplina Leitura e Produção de Textos Científicos I, que é oferecida no primeiro semestre dos cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No conjunto das produções textuais desenvolvidas pelos graduandos, sentimos a necessidade de interrogar como os processos de reescrita/retextualização - enquanto atividades de reflexão sobre o próprio texto - constituem a formação da autoria no sujeito ingressante. Para averiguar as especificidades do trabalho com os textos acadêmicos na formação de professores de línguas na instituição, sobretudo na produção de resenhas críticas, levamos em consideração que, no que diz respeito à composição, a escrita desse gênero é marcada por um aparato normalizador que exige do discente um batimento entre as ideias do texto-base e o diálogo com outras leituras. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar o exercício da função autor em um corpus formado pelo cruzamento entre as estratégias acionadas pelos alunos na refacção das versões corrigidas e as dificuldades relatadas por eles em entrevistas acerca da promoção da criticidade versus a apropriação estilo discursivo do texto-base. Os resultados fazem emergir a posição de sujeito (PÊCHEUX, 1975) ainda rarefeito (FOUCAULT, 2010b) à escrita do ensino médio.