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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A (RE)SIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM: EMOJIS

Autores:
Andressa Tacylla Tavares Dias (IFTO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS)

Resumo:

O avanço tecnológico impulsionou o desenvolvimento de formas inovadoras no campo da comunicação e linguagem e junto a ele, surgiram as criações de redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp dentre outras. A imagem sempre foi um recurso fundamental na comunicação humana e esteve presente desde os tempos pré-históricos. Desse modo, os Emojis tornam-se o objeto de estudo do presente artigo baseando-se no processo de (Re)significação destes nos atos comunicativos no aplicativo WhatsApp. Os Emojis são símbolos que exprimem uma ideia, palavra ou até mesmo um enunciado completo. Nessa vertente, a pesquisa foi realizada a partir da abordagem teórica referente à significação de acordo como Guiraud (1980), Cançado (2008), Ullman (1964), objetivando compreender a utilização dos Emojis na conversação entre os sujeitos como recurso de representação de linguagem e emoções, buscando assim, constatar quais fatores e contextos que influenciam os usuários no processo de (Re)significação dos Emojis em suas interações. Além disso, demonstrar quais são as (Re)significações criadas nos atos comunicativos como recurso de representação de linguagem e emoções por sujeitos  escolarizados, não escolarizados ou com baixa escolarização. Adotou-se a metodologia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório e bibliográfico. O corpus foi formado a partir de contribuições de Prints screens de interações de vários interlocutores. A partir dos dados coletados, percebeu-se que os usuários desconhecendo a significação real de grande parte dos Emojis do aplicativo, são influenciados por fatores culturais, geográficos, emocionais e sociais em suas interações no ato de (Re)significação dos Emojis na tentativa de tornar eficiente a propagação da mensagem na  conversação  com outro interlocutor no WhatsApp. Os Emoji são elementos que criam uma comunicação híbrida, com características únicas.


Agência de fomento:
IFTO