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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DO DISCURSO JORNALÍSTICO

Autores:
Marcelo Moreira da Silveira (PUCSP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)

Resumo:

Nesta pesquisa, propõe-se uma reflexão acerca da atividade enunciativo-discursiva dos jornais, no que diz respeito à criação de cenografias, ou seja, aos diversos modos de enunciar um dado acontecimento com o objetivo de torná-lo inteligível. Enunciar deste ou de outro modo implica escolhas. Nesse trabalho, parte-se do pressuposto que essas escolhas visam mais a validar os posicionamentos do enunciador do que simplesmente informar e permitir que os leitores assumam uma postura crítica diante dos textos noticiosos. Desse prisma, propõem-se o seguinte problema: quais são os recursos enunciativo-discursivos – presentes nas cenografias construídas pelo discurso jornalístico – que visam à adesão da opinião pública e à legitimação dos posicionamentos do enunciador ao divulgar os resultados de pesquisas de intenção de votos? Entre nossos objetivos estão: refletir, por meio dos discursos que engendra, sobre o poder de influência da mídia na constituição de uma opinião pública, especialmente no que diz respeito às escolhas de lideranças políticas; conhecer as estratégias enunciativo-discursivas utilizadas pelas mídias para legitimar os posicionamentos que assume; explicar a força de adesão presente nas cenografias de notícias sobre os resultados das pesquisas de intenção de votos; identificar, nas cenografias de notícias sobre os resultados de pesquisas de intenção de votos, as estratégias enunciativo-discursivas que buscam a adesão da opinião pública e a legitimação dos posicionamentos do próprio enunciador. Para dar conta de nossos objetivos, nossa pesquisa fundamenta-se na Análise do Discurso de linha francesa (AD), mais especificamente na perspectiva de Maingueneau. A AD, fazendo uso de diversas categorias de análise, busca explicitar as regularidades e os artifícios utilizados na produção de enunciados em situação de comunicação.


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