Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


DISCIPLINA TEXTO E ENSINO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES/ALUNOS DO PROFLETRAS: ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO TEXTUAL

Autores:
Tereza Cristina Gonçalves da Silva (SEDUC-CE - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ) ; Carlos Vieira de Souza () ; Martha Neiva Evangelista Duarte (SME - SECRETARIA MUNICIPAL DE ACOPIARA- CE (SME))

Resumo:

Resumo: Esta pesquisa é o resultado de estudos realizados no Mestrado Profissional em Letras(PROFLETRAS), na UFCG, turma 5 no ano de 2018, sendo um dos requisitos de avaliação da disciplina Texto e Ensino. Considero essa disciplina de fundamental importância na formação do profissional de Letras, pois o professor/aluno é colocado em contato direto com os processos e estratégias de textualização responsáveis pela construção do sentido do texto/discurso. Tais processos são utilizados como mecanismos de construção, composição textual que proporcionam coesão e coerência aos textos produzidos nos mais diversos gêneros discursivos. Este trabalho objetiva conhecer as estratégias de textualização e dos processos de referenciação textual que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem e  de transposição didática, no que se refere ao ensino da produção e compreensão de textos, tarefa que se impõe ao professor, seja de ensino fundamental e médio, seja de ensino superior. A disciplina foi fundamentada em autores comprometidos e preocupados com o ensino e aprendizagem no que diz respeito à compreensão de textos, como Koch (2005, 2013), Possenti (1993), Dascal (1992), Marcuschi (2002) entre outros. Todas as referências bibliográficas têm um embasamento consistente para que o professor de Língua Portuguesa melhore sua práxis, orientando-o a seguir melhores caminhos do ensino de compreensão de textos utilizando as estratégias dos autores estudados.

Palavras-chave: Texto e Ensino, formação do professor, produção e compreensão de textos, PROFLETRAS.