Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO EM PRODUÇÕES ORAIS E ESCRITAS DE ALUNOS DE BELO JARDIM-PE

Autores:
Cícero Kleandro Bezerra da Silva (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo:

Tomando como perspectiva teórica a Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972), o presente trabalho tem como objeto de estudo o fenômeno variável da concordância nominal na língua oral e escrita de alunos da cidade de Belo Jardim-PE, tendo como objetivos: a) analisar quais fatores linguísticos favorecem ou não a aplicação da regra dessa concordância na fala e na escrita desses alunos, b) verificar se fatores extralinguísticos contribuem para o aumento da aplicação dessa regra, c) comparar os resultados obtidos neste trabalho investigativo com os de outras pesquisas no campo da Sociolinguística Variacionista, tendo em mente a construção do perfil sociolinguístico dos educandos belojardinenses, e d) investigar se existe assimetria entre fala e escrita, tomando por base os percentuais e/ou resultados probabilísticos, comparamos nossos resultados com os de outros estudos realizados no Brasil.  Os dados foram coletados através de entrevistas (modalidade escrita). Os dados que compõem os corpora foram codificados consoante as seguintes variáveis: ( i ) linguísticas (classe gramatical, posição do elemento no sintagma, marcas precedentes e saliência fônica) e ( ii ) extralinguísticas ( grau de escolaridade, faixa etária, sexo e tipo de escola). Esses dados foram coletados em uma escola municipal  e outra particular(4º, 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental); estadual e novamente a particular ( 1º e 3º ano do Ensino Médio), tendo participado da pesquisa 144 alunos da cidade de Belo Jardim-PE, localizada no Agreste de Pernambuco. Os resultados revelam, com base nos 14. 246 sintagmas nominais na língua falada e 3.373 da língua escrita que, em geral, a aplicação da regra de concordância nominal foi maior na língua escrita do que na língua falada, havendo o favorecimento de fatores linguísticos e extralinguísticos.