Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


CRÔNICA EM SALA DE AULA: DESENVOLVENDO O PROCESSO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores:
Claricene Bentos Ramos (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Patricia Ferreira Garcia (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

O presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados do projeto didático pedagógico, orientado pelo Prof. João Bosco D’Ávila, que foi desenvolvido com os alunos do 9˚ ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal no Município de Benjamin Constant-AM. Teve como título “Crônica em sala de aula: Desenvolvendo o processo de leitura no Ensino Fundamental”, no qual foi trabalhado o processo de leitura literária por meio da crônica , tinha como objetivo principal possibilitar conhecimentos sobre a estrutura, forma e as características do gênero crônica no ensino e aprendizagem da literatura na Língua Portuguesa. As atividades que foram desenvolvidas no projeto dividiram-se leitura em voz alta e interpretação da leitura literária por meio da crônica em sala de aula. Para a programação das atividades e elaboração do projeto encontrou-se relevância nas pesquisas bibliográficas na visão dos teórico Koch e Elias (2009) e os autores, Antunes (2003), Zilberman (2010), Compagnon (1950), Oliveira (2010), Gil (2008) e outros, pelo fato de abordarem a importância da leitura e literatura no ensino de Língua Portuguesa e interpretação no ensino-aprendizagem. Os resultados encontrados apontam que no desenvolvimento do projeto surgiu o interesse por parte dos aprendizes pelo conteúdo, em desenvolver a leitura e interpretação da leitura literária por meio da crônica que foi trabalhada em sala de aula, pois ajudou a desenvolver a concepção dos alunos no momento da leitura contextualizando com a realidade fora da sala de aula.