Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


LEITURA DE ROMANCES E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS POR ALUNOS DO 6.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PATOS DE MINAS -MG

Autores:
Janderson da Silva Borges (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:

A pesquisa tem como objetivo buscar estratégias que melhorem o processo de leitura de romances em ambiente digital, tendo como base teórica a pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012). A possibilidade de trabalho com texto digital envolve, obviamente, letramentos que permitem transformar o aluno com baixo nível de criticidade em analista crítico, capaz de explorar aspectos intertextuais, intratextuais e extratextuais. Então, investigamos, a partir da leitura da obra O menino do dedo verde, de Maurice Druon, a produção retextualizada do romance para história em quadrinhos (HQ) cuja meta é motivar a leitura de obras literárias desse gênero por alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental II numa escola pública em Patos de Minas – Minas Gerais. Pretende-se, com esse projeto, buscar novas formas de aliar a prática da fascinante leitura literária ao não menos fascinante mundo das novas tecnologias digitais (aplicativos). Para isso, desenvolvemos atividades práticas de leitura, por meio de oficinas com alunos, que permitem perceber o quão importante é a leitura de romances, além de abrir caminhos para as descobertas desse fantástico mundo da imaginação fomentando, assim, o hábito e o prazer de ler. Nos resultados parciais, conclui-se que o mundo fantástico da literatura desperta o senso crítico, melhora o desempenho das produções escritas multimodais e amplia o repertório linguístico dos alunos. Analisamos as produções das HQs tendo em vista a reciprocidade (compreensão responsiva) proposta por Bakhtin (1987), uso da língua(gem) como processo de interação verbal e trato dos espaços vazios e a exploração da subjetividade elencada por Iser (1989).


Agência de fomento:
CAPES